Ultra-book de stefanefranceBio : português

france.stefane@orange.fr

+33 6 07 78 77 45

 

Biografia

 

Stéfane France, nascido em 1954 em Valenciennes no norte da França, é um homem de televisão e fotógrafo.

Após estudar na HEC, compra em 1978 seu primeiro Leica e começa um trabalho documentário sobre os mineiros das minas de estanho em Llallagua na Bolívia.

 

Ele vive em seguida de forma paralela, sua paixão pela fotografia e segue uma carreira de lançamento de projetos no setor da televisão.


Trabalhando profissionalmente com o vídeo e o digital, Stefane France continua a privilegiar imperturbavelmente o filme preto e branco no seu trabalho fotográfico.

Prepara ele mesmo os reveladores com produtos químicos básicos e utiliza a água pluvial sem calcário que recupera e filtra.

 

Vagabundear física e mentalmente. Aprender à apreciar a luz e a distância. Deixar-se inspirar respirando os lugares, as pessoas e as imagens.

 

Pensar no quadro sem muito pensar. Projetar-se. Agora ou nunca. Imaginar a foto tirá-la sem muito refletir, esquecê-la.

 

Preparar o revelador, passar da luz à escuridão para « revelar » a imagem latente em negativo.

 

Deixar o tempo passar. Retomar as folhas de contato, aprender a decepcionar-se por não reencontrar a emoção do momento de tirar a foto. Achar a foto, aqui, aquela que vimos e tiramos sem mesmo refletir, inconscientemente.

 

Passar do negativo ao positivo. Preparar os banhos, colocar um jazz, levantar ou conservar as zonas da imagem manipulando a luz com um fio de ferro e um pedaço de papelão. Ver a imagem surgir no revelador. Eliminar pacientemente os produtos químicos lavando as provas. Molhá-las na água pluvial para retirar o calcário que reduz o brilho da imagem.

 

Pendurar as provas como se fossem camisas num varal. Voltar pela manhã, pegá-las completamente enrugadas e passá-las 2 minutos numa prensa térmica à 100°. Voilà, pronto a foto está aqui, real sobre o papel.

 

Stéfane France ama este caminho que leva a projetar-se, brincar com o instante e o tempo que passa, a sombra e a luz. Pensar imagem e tempo.